English

22º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade

Espaço colaborativo online para atualização e construção de conhecimento voltado para profissionais das mais diversas áreas da educação.

10 a 16 de outubro de 2017 - Evento totalmente a distância

O Evento

O Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade tem como meta ser um espaço aberto e colaborativo de atualização e construção de conhecimento. Busca reunir pesquisadores e profissionais para apresentações e discussões de práticas pedagógicas inovadoras, tendo como suporte as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Tem como objetivo ampliar o diálogo entre docentes em vista das questões educacionais da atualidade e ser mais uma fonte de subsídios técnico-pedagógicos, que sirvam para inspirar práticas docentes mais eficazes e prazerosas aos estudantes de diferentes níveis de escolaridade.

Natureza do Evento

O evento será totalmente a distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Eduline. Durante o período de 10 a 16 de outubro de 2017, serão disponibilizadas palestras realizadas por especialistas e apresentações de trabalhos realizados por professores e alunos. Com isso, espera-se oferecer aos participantes e à comunidade acadêmica, em geral, experiências inovadoras e os resultados de suas ações pedagógicas bem sucedidas no âmbito escolar.

O seminário contará também com a participação de profissionais das áreas de Tecnologia da Informação (TI). Serão realizadas palestras virtuais para proporcionar aos participantes novas perspectivas tecnológicas e tendências na educação. No espaço virtual onde ocorrerá o evento será possível debater e analisar a aplicabilidade em seus próprios ambientes de aprendizagem, sejam eles reais ou virtuais. Uma ótima oportunidade para discutir como as novas tecnologias e abordagens pedagógicas estão transformando o papel de professores e alunos tanto em sala de aula presencial como virtual.

O Seminário de Educação, Tecnologias e Sociedade, neste ano de 2017, realiza a 22ª edição e sua 6ª edição totalmente a distância, online. Nesse período, vem se consolidando como importante evento na área da Educação: presencialmente, com a participação ativa de professores das redes de educação pública e privada dos municípios de abrangência do Vale do Paranhana, como também de outras localidades do RS; e, virtualmente, com a participação de professores locais, de outros estados do Brasil e até do exterior. Da mesma forma, o evento recebe inscrições de trabalhos de participantes de diversas partes da região, do estado do RS, de outros estados brasileiros e do exterior.

Busca promover a produção de conhecimento através de ações pedagógicas que privilegiam metodologias dialógico-interacionais, quer com professores quer com expoentes em estudos nos âmbitos da educação, ciência e tecnologia. Nesse percurso de 21 anos, o Seminário de Educação, Tecnologias e Sociedade da FACCAT tem contado ainda com a presença de pesquisadores de outros países, como representantes da Universidade Aberta de Portugal, Irlanda, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Ucrânia e outros. O Seminário vem reunindo professores e pesquisadores não só da instituição sede, a FACCAT, como de outras instituições de ensino superior, como a UFRGS, PUC-RS, UFSC, FEEVALE, UNISINOS, UFPE, Florida Atlantic University, Luebeck University, UAb-PT, dentre outras. Suas ações no meio educacional têm inspirado e apontado para ações positivas apoiadas no trabalho pedagógico com o uso das tecnologias digitais, na educação em geral e na educação a distância.

Desde a primeira edição do Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade, em 1995, realizado nas dependências da FACCAT, pelo menos um dia era reservado à apresentação de trabalhos dos professores das redes de educação dos municípios da região e do estado do RS, principalmente, do ensino fundamental, médio e também superior. No ano de 2011, entretanto, foram oferecidas oficinas na modalidade semi-presencial, dando início, com sucesso, a modalidade virtual online deste evento. E, neste ano de 2017, acontecerá o 6º evento a realizar-se totalmente a distância online, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Eduline.

O 22º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade é uma realização da equipe de trabalho do Núcleo de Educação On-line (NEO) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Coordenação

Prof.ª Dr.ª Querte Teresinha Conzi Mehlecke coordena o evento desde a sua primeira edição. É Licenciada em Pedagogia, Especialista em Informática na Educação e Prof.ª Dr.ª em Informática na Educação, pela UFRGS.

Comissão Científica

  • Dr.ª Querte T.C. Mehlecke (FACCAT, Brasil)
  • Dr.ª Janete Sander Costa (FACCAT, Brasil)
  • Me. Edson Felix dos Santos (Universidade Del Mar)
  • Me. Marlene Soder Resler (FACCAT, Brasil)
  • Dr.ª Maria de Fátima Reszka (FACCAT, Brasil)
  • Me. Kátia Cilene da Silva (UFERSA, Brasil)
  • Dr. Carlos Tadeu de Queiros Morais (FACOS, Estácio, Brasil)
  • Dr. Evandro Alves (UFRGS, Brasil)
  • Dr. Sansão Timbane (Universidade Pedagógica de Maputo, África)
  • Me. Rodolfo Salgado (Universidade Pedagógica de Maputo, África)
  • Me. Sandro Ceser (FACCAT, Cesuca, Brasil)
  • Dr. Zenar Pedro Schein (FACCAT, Brasil)
  • Dr.ª Dalva Heinheimmer (FACCAT, Brasil)
  • Dr.ª Liane Filomena Muller (FACCAT, Brasil)
  • Dr.ª Patricia Fernanda Carmem Kebach (FACCAT, Brasil)

Equipe Organizadora

  • Prof.ª Dr.ª Querte Teresinha Conzi Mehlecke - Coordenação - NEO/FACCAT
  • Prof.ª Dr.ª Janete Sander Costa - NEO/FACCAT
  • Me. Sandro Cezer Pereira - NEO/FACCAT
  • Me. Lucieli Descovi - NEO/FACCAT
  • Rodrigo Casara - NEO/FACCAT

A cada edição do Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade, os trabalhos completos (artigos) apresentados são publicados e disponibilizados na Revista Educacional Interdisciplinar, a Redin.

A revista vem sendo editada desde a 17ª edição do evento, ocorrido em 2012. Os anais do Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade são compostos apenas pelos trabalhos aprovados e apresentados no evento. Entre os autores estão professores, profissionais e estudantes de diversas instituições de ensino, nacionais e internacionais. A publicação eletrônica possui um ambiente online próprio onde é possível navegar entre os trabalhos de cada edição.

Revista Redin

Atividades

A programação será atualizada regularmente, conforme os trabalhos forem recebidos, aprovados e revisados.

Caso tenha alguma sugestão de alteração, entre em contato através do e-mail: neo@faccat.br.

Palestras confirmadas

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (TRABALHOS APROVADOS)

A inscrição para o 22º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade garante ao inscrito o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Eduline, onde poderá participar de discussões, compartilhamento de informações, apresentações digitais e pôsteres digitais, além de palestras virtuais. Também garante a certificação para participantes e apresentadores conforme a carga horária prevista para o evento.

Palestras

Espaços de Comunicação - Apresentação de Trabalhos

Espaço de Comunicação - Apresentação de Pôsteres

A seguir, os temas que podem ser abordados tanto em discussões abertas quanto para a apresentação de trabalhos e palestras no 22º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade:

  • Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem
  • Educação a distância
  • Redes sociais
  • Ensino de línguas com apoio de tecnologia
  • Aplicativos educacionais
  • Objetos digitais de aprendizagem
  • Projetos de inclusão digital
  • Formação de docentes e as tecnologias
  • Recursos Educacionais Abertos (REA)
  • Tecnologias assistivas
  • Games na educação
  • Mobile learning
  • Cursos online massivos abertos (MOOCS)
  • Vídeo educacional
  • Informática na educação especial
  • Aprendizagem colaborativa

Inscrição com Apresentação de Trabalho

Submeter Resumo

Modalidades de participação

  • Resumo Expandido

    Resumos com até 400 palavras sem espaçamento. Após a aprovação do resumo, o autor deverá seguir as orientações para apresentação no evento. Os resumos não serão publicados na Revista Redin – ISSN 2594-4576.

  • Artigo Completo

    Enviar resumo de 300 a 400 palavras sem espaçamento. Após a aprovação do resumo, o autor terá prazo para o envio do artigo completo. O artigo completo será publicado na Revista Redin – ISSN 2594-4576.

  • Pôster Digital

    Enviar resumo de 300 a 400 palavras sem espaçamento. Após a aprovação do resumo, o autor receberá as orientações e modelo para envio do pôster. O pôster não será publicado na Revista Redin – ISSN 2594-4576.

Datas importantes

Abertura das inscrições 7 de junho de 2017.
Chamada para submissão de trabalhos Encerrado.
Último prazo para inscrição com apresentação de trabalho Até 12 de setembro de 2017.
Último prazo para envio das apresentações digitais Até 30 de setembro de 2017.
Envio dos artigos completos Até 30 de setembro de 2017.
Data limite para as inscrições Até 3 de outubro de 2017.
Realização do 22º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade 10 a 16 de outubro de 2017.

Os apresentadores devem submeter seus trabalhos conforme as orientações da equipe organizadora do evento.

Normas para elaboração do resumo Submeter Resumo
Receber Resposta

Todos os resumos submetidos pelo formulário de inscrição do 22º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade serão avaliados pela comissão científica. Serão aceitos somente os resumos submetidos pelo formulário. Após a avaliação, os autores receberão, por e-mail, a notificação de aprovação com o link para inscrição no 22º Seminário. Após o pagamento, o autor receberá uma Notificação de Aceite por e-mail confirmando a participação como apresentador no evento.

Receber Resposta

Após o recebimento da Notificação de Aceite do 22º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade os autores podem preparar as suas apresentações para serem publicadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O autor deverá estar inscrito e presente (no ambiente) durante o evento como apresentador. A certificação será emitida apenas para os autores presentes e inscritos no evento.

As atividades serão assíncronas e cada autor terá um espaço de discussão (fórum) para interagir e responder às perguntas dos participantes ouvintes.

Sugestão de modelo para apresentação digital

Download do modelo

Sugestão de modelo para apresentação de pôster digital

Download do modelo

Também será possível utilizar outros software e formas de apresentação. Listamos, a seguir, recursos que podem ser utilizados na construção da sua apresentação:


Estamos à disposição através do e-mail neo@faccat.br.

Publicação

Os trabalhos aprovados e devidamente apresentados no 22º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade poderão integrar os Anais Eletrônicos da Revista Educacional Interdisciplinar, a Redin – ISSN 2594-4576. Para isso, os autores deverão enviar o artigo completo no período determinado pela organização do evento.

Critérios para publicação

  1. Pesquisas não concluídas poderão ser apresentadas no seminário, mas não poderão ser publicadas na Revista Redin – ISSN 2594-4576, a fim de garantir o ineditismo da investigação e a proteção contra plágios.
  2. Só serão publicados os artigos completos que forem efetivamente apresentados durante o evento.
  3. Artigos fora das normas não serão avaliados e, consequentemente, não serão publicados.
  4. O artigo deverá estar de acordo com o resumo submetido e com o trabalho apresentado durante o evento. Ambos deverão possuir o mesmo título e autores. Informações divergentes serão critério de eliminação.
Normas Download do modelo

Envio do artigo

Os trabalhos completos deverão ser enviados em formato Word até o dia 25 de setembro de 2017 impreterivelmente para o e-mail: neo@faccat.br

R$ 50,00 Inscreva-se agora


Data limite para as inscrições: 3 de outubro de 2017