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23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade

Espaço colaborativo on-line para atualização e construção de conhecimento voltado para profissionais das mais diversas áreas da educação.

06 a 16 de novembro de 2018 - Evento totalmente a distância

O Evento

O Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade tem como meta ser um espaço aberto e colaborativo de atualização e construção de conhecimento. Busca reunir pesquisadores e profissionais para apresentações e discussões de práticas pedagógicas inovadoras, tendo como suporte as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Tem como objetivo ampliar o diálogo entre docentes em vista das questões educacionais da atualidade e ser mais uma fonte de subsídios técnico-pedagógicos, que sirvam para inspirar práticas docentes mais eficazes e prazerosas aos estudantes de diferentes níveis de escolaridade.

Natureza do Evento

O evento será totalmente a distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Eduline. Durante o período de 06 a 16 de novembro de 2018, serão disponibilizadas palestras realizadas por especialistas e apresentações de trabalhos realizados por professores e alunos. Com isso, espera-se oferecer aos participantes e à comunidade acadêmica, em geral, experiências inovadoras e os resultados de suas ações pedagógicas bem sucedidas no âmbito escolar.

O seminário contará também com a participação de profissionais das áreas de Tecnologia da Informação (TI). Serão realizadas palestras virtuais para proporcionar aos participantes novas perspectivas tecnológicas e tendências na educação. No espaço virtual onde ocorrerá o evento será possível debater e analisar a aplicabilidade em seus próprios ambientes de aprendizagem, sejam eles reais ou virtuais. Uma ótima oportunidade para discutir como as novas tecnologias e abordagens pedagógicas estão transformando o papel de professores e alunos tanto em sala de aula presencial como virtual.

O Seminário de Educação, Tecnologias e Sociedade, neste ano de 2018, realiza a 23ª edição e sua 7ª edição totalmente a distância, on-line. Nesse período, vem se consolidando como importante evento na área da Educação: presencialmente, com a participação ativa de professores das redes de educação pública e privada dos municípios de abrangência do Vale do Paranhana, como também de outras localidades do RS; e, virtualmente, com a participação de professores locais, de outros estados do Brasil e até do exterior. Da mesma forma, o evento recebe inscrições de trabalhos de participantes de diversas partes da região, do estado do RS, de outros estados brasileiros e do exterior.

Busca promover a produção de conhecimento através de ações pedagógicas que privilegiam metodologias dialógico-interacionais, quer com professores quer com expoentes em estudos nos âmbitos da educação, ciência e tecnologia. Nesse percurso de 22 anos, o Seminário de Educação, Tecnologias e Sociedade da FACCAT tem contado ainda com a presença de pesquisadores de outros países, como representantes da Universidade Aberta de Portugal, Irlanda, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Ucrânia e outros. O Seminário vem reunindo professores e pesquisadores não só da instituição sede, a FACCAT, como de outras instituições de ensino superior, como a UFRGS, PUC-RS, UFSC, FEEVALE, UNISINOS, UFPE, Florida Atlantic University, Luebeck University, UAb-PT, dentre outras. Suas ações no meio educacional têm inspirado e apontado para ações positivas apoiadas no trabalho pedagógico com o uso das tecnologias digitais, na educação em geral e na educação a distância.

Desde a primeira edição do Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade, em 1995, realizado nas dependências da FACCAT, pelo menos um dia era reservado à apresentação de trabalhos dos professores das redes de educação dos municípios da região e do estado do RS, principalmente, do ensino fundamental, médio e também superior. No ano de 2011, entretanto, foram oferecidas oficinas na modalidade semi-presencial, dando início, com sucesso, a modalidade virtual on-line deste evento. E, neste ano de 2018, acontecerá o 6º evento a realizar-se totalmente a distância on-line, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Eduline.

O 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade é uma realização da equipe de trabalho do Núcleo de Educação On-line (NEO) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Coordenação

Prof.ª Dr.ª Querte Teresinha Conzi Mehlecke coordena o evento desde a sua primeira edição. É Licenciada em Pedagogia, Especialista em Informática na Educação e Prof.ª Dr.ª em Informática na Educação, pela UFRGS.

Comissão Científica

  • Dr.ª Querte T.C. Mehlecke (FACCAT, Brasil)
  • Dr.ª Janete Sander Costa (FACCAT, Brasil)
  • Me. Marlene Soder Resler (FACCAT, Brasil)
  • Dr.ª Maria de Fátima Reszka (FACCAT, Brasil)
  • Me. Kátia Cilene da Silva (UFERSA, Brasil)
  • Dr. Carlos Tadeu de Queiros Morais (FACOS, Estácio, Brasil)
  • Dr. Evandro Alves (UFRGS, Brasil)
  • Dr. Sansão Timbane (Universidade Pedagógica de Maputo, África)
  • Dr. Rodolfo Salgado (Universidade Pedagógica de Maputo, África)
  • Me. Sandro Ceser (FACCAT, Cesuca, Brasil)
  • Dr. Zenar Pedro Schein (FACCAT, Brasil)
  • Dr.ª Liane Filomena Muller (FACCAT, Brasil)
  • Dr.ª Patricia Fernanda Carmem Kebach (FACCAT, Brasil)
  • Me. Lucieli Descovi - NEO/FACCAT

Equipe Organizadora

  • Prof.ª Dr.ª Querte Teresinha Conzi Mehlecke - Coordenação - NEO/FACCAT
  • Prof.ª Dr.ª Janete Sander Costa - NEO/FACCAT
  • Me. Sandro Cezer Pereira - NEO/FACCAT
  • Me. Lucieli Descovi - NEO/FACCAT
  • Mnda. Anita Raquel da Silva - NEO/FACCAT
  • Bolsista Rodrigo Casara - NEO/FACCAT
  • Bolsista Jady Beatriz Muller - NEO/FACCAT
  • Bolsista Ágatha Victória von Dentz Corrêa - NEO/FACCAT

A cada edição do Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade, os trabalhos completos (artigos) apresentados são publicados e disponibilizados na Revista Educacional Interdisciplinar, a Redin.

A revista vem sendo editada desde a 17ª edição do evento, ocorrido em 2012. Os anais do Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade são compostos apenas pelos trabalhos aprovados e apresentados no evento. Entre os autores estão professores, profissionais e estudantes de diversas instituições de ensino, nacionais e internacionais. A publicação eletrônica possui um ambiente on-line próprio onde é possível navegar entre os trabalhos de cada edição.

Revista Redin

Atividades

A programação será atualizada regularmente, conforme os trabalhos forem recebidos, aprovados e revisados.

Caso tenha alguma sugestão de alteração, entre em contato através do e-mail: neo@faccat.br.

Palestras confirmadas

  • Drª. Cristiane Koehler

    Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem Redes sociais

    Dra. Cristiane Koehler (Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Viamão-RS, Brasil)

    É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação (NETE/UFRGS), na linha de pesquisa Currículo e Inovação Pedagógica para a Educação a Distância, onde pesquisa a ciência das redes, interação social em rede e análise de redes sociais na educação. Atua na formação de professores para a Docência Online e para a Cultura Digital. Atua com elaboração de conteúdo, desenvolvimento de materiais didáticos digitais e design educacional. Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), da área de Informática Geral e Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD/IFRS), no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Viamão-RS.

  • Carine Raquel Backes

    Metodologias Ativas

    Carine Raquel Backes

    Diretora de Graduação - FACCAT

  • Dra Kátia Cilene da Silva

    Políticas públicas para Educação a Distância no Brasil: fatores críticos de sucesso

    Dra Kátia Cilene da Silva (Departamento de Computação/UFERSA)

    Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. É pesquisadora do TEED (grupo de pesquisa em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância/UFERSA), na linha de pesquisa Políticas Públicas Educacionais. Atua na formação de professores nas Licenciaturas em Computação, Física, Matemática e Química. Atua com elaboração de conteúdo, desenvolvimento de materiais didáticos digitais e design educacional. Coordena o Programa de Formação Continuada a Distância para Profissionais da Área da Saúde e o Subprojeto de Residência Pedagógica intitulado “CULTURA MAKER NO ENSINO MÉDIO: a criação de jogos digitais potencializando o aprendizado da matemática”. Atualmente é Professora do Ensino Superior na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, em Mossoró - RN.

  • Drª. Cintia Inês Boll

    Cultura digital

    Drª. Cintia Inês Boll (UFRGS, Brasil)

    Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2013).
    Atualmente é professora permanente no Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e no Departamento de Estudos Especializados na Faculdade de Educação da UFRGS. Desde 2003 tem como foco estudos em Formação de Professores na Cultura Digital.

  • PhD Richard Millwood Elizabeth Oldham

    Preparing for Computing in Irish Schools by Developing a Community of Practice.
    Preparando-se para a computação nas escolas irlandesas e desenvolvendo uma comunidade de prática.

    PhD Richard Millwood (Dublin, Irlanda)

    Assistant in the School of Computer Science & Statistics, Trinity College Dublin in the context of the Centre for Research in Information Technology in Education (CRITE). He gained a BSc in Mathematics & Physics at King's College London in 1976 and became a school teacher. From 1980 to 1990 he led the software development of educational simulations in the Computers in the Curriculum Project at Chelsea College London. He then worked with Professor Stephen Heppell to create Ultralab, the learning technology research centre at Anglia Polytechnic University, acting as head from 2005 to 2007. He then researched innovation in online higher education in the Institute for Educational Cybernetics at the University of Bolton until 2013, gaining a PhD by Practice:  'The Design of Learner- centred, Technology-enhanced Education'. Current research interests include learning programming and computational thinking.
    Assistente de Pesquisa na Escola de Ciência da Computação e Estatística, Trinity College Dublin, no contexto do Centro de Pesquisa em Tecnologia da Informação na Educação (CRITE). Ele obteve seu bacharelado em matemática e física no King's
    College London em 1976 e tornou-se professor de escola. De 1980 a 1990, liderou o desenvolvimento de software de simulações educacionais no projeto Computadores no Currículo do Chelsea College London. Ele então trabalhou com o professor Stephen Heppell para criar o Ultralab, o centro de pesquisa em tecnologia da aprendizagem na Anglia Polytechnic University, atuando como chefe de 2005 a 2007. Ele então pesquisou inovação no ensino superior on-line no Instituto de Cibernética Educacional da Universidade de Bolton até 2013, obtendo o PhD pela prática: 'O Projeto de Educação Centrada no Aprendizado, Aprimorado por Tecnologia'. Os interesses de pesquisa atuais incluem programação de aprendizagem e pensamento computacional.

    Elizabeth Oldham (Dublin, Irlanda)

    holds Master’s degrees in Mathematics and in Education. She qualified as a teacher, and taught in a secondary school in Dublin. In 1973 she was appointed as a lecturer at Trinity College Dublin, the University of Dublin; she taught there in the School of Education until 2011, when she moved to the School of Mathematics as an Adjunct Assistant Professor. She also works in the college’s Centre for Research in IT in Education (CRITE). As a member since the 1970s of the Computers in Education Society of Ireland, she has contributed over the years to the Society’s activities in lobbying for the introduction of suitable courses on computing into the Irish curriculum and for appropriate professional support for teachers. Her recent publications focus on teacher education, mathematics education, computer science education and the use of technology in teaching and learning.
    Bio de Elizabeth Elizabeth Oldham tem mestrado em matemática e educação. Qualificou-se como professora e lecionou em uma escola secundária em Dublin. Em 1973, foi nomeada professora do Trinity College Dublin (TCD), a Universidade de Dublin. Ensinou na TCD, na Escola de Educação, até 2011, quando se mudou para a Escola de Matemática como Professora Assistente Adjunta. Atua também no Centro de Pesquisa em TI na Educação, da TCD (CRITE). É membro da Sociedade de Computadores em Educação da Irlanda desde os anos 1970, e vem contribuindo ao longo dos anos para as atividades da Sociedade no lobby para a introdução de cursos adequados sobre computação no currículo irlandês e para o apoio profissional adequado aos professores. Suas publicações recentes concentram-se na formação de professores, educação matemática, educação em ciência da computação e uso de tecnologia no ensino e aprendizagem.

  • Álvaro Machado

    Eventos Virtuais

    Álvaro Machado

    Professor e coordenador do Curso de Turismo da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste - FACCAT.

  • Patricia Fernanda Carmem Kebach

    O desenvolvimento musical da criança e as possibilidades de interagir musicalmente no ambiente escolar

    Drª Patrícia Fernanda Carmem Kebach

    Professora da graduação e pós-graduação, Membro do Comitê de Ética, Coordenadora do PIBID da Pedagogia ? subprojeto da Educação Infantil ? e do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FACCAT.

  • Sabrina Kiszner

    Desafios para a Educação no Século XXI: como a Responsabilidade Social Universitária pode tornar-se uma ponte

    Sabrina Kiszner

    Possui graduação em Administração pela Associação Internacional de Educação Continuada (2010). É Mestra em Desenvolvimento Regional pela Faculdades Integradas de Taquara. Atua como Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação - CPA das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) desde 2004 e como Coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social da FACCAT, desde 2017. É Procuradora Institucional - PI das Faculdades Integradas de Taquara desde 2001. Coordena a Assessoria de Legislação e Normas das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT desde 2004. Atua como Consultora/Assessora em Gestão e Legislação Educacional. Tem experiência nas áreas de Gestão do Ensino Superior, Avaliação Institucional, Legislação da Educação Superior, Regulação e Supervisão da Educação Superior e Responsabilidade Social Universitária. Integra o Comitê Consultivo da Unión de Responsabilidad Social Universitaria Latinoamericana (URSULA), representando a FACCAT

  • Me. Clyciane Michelini

    Formação de professores e as TIC

    Me. Clyciane Michelini (Estados Unidos)

    Instructional Development and Online Program Coordinator
    Iowa State University
    Instruction Designer and Distance Education Program Coordinator

  • Antonio Moreira Teixeira

    Educação e as TIC

    Antonio Moreira Teixeira (Portugal)

    Professor da Universidade Aberta (UAb), onde dirige o Departamento de Educação e Ensino à Distância e pesquisador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Também é diretor do Conselho Internacional de Padrões para Treinamento, Desempenho e Instrução.

  • Me. Fabrício Herpich Dr. Felipe Becker Nunes

    Realidade aumentada e virtual na educação.

    Me. Fabrício Herpich (PPGIE/UFRGS, Brasil)

    Dr. Felipe Becker Nunes (Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil)

  • Me. Lucieli Descovi

    Ferramentas Google: Investigação do Google Docs e Hangouts para utilização em sala de aula

    Me. Lucieli Descovi (NEO/FACCAT, Taquara, Brasil)

    Formação na área de licenciatura plena em Matemática e Física. Área de pesquisa: Formação de professores, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Pesquisas em Educação Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, desenvolvimento de tecnologia educacional SCOMAX, com Intercâmbio na ULL -Universidade de La Laguna, Tenerife, Espanha. Professora do Curso de Matemática; Design (Bacharelado), Pós-Graduação (FACCAT) e orientadora educacional NEO/FACCAT (Núcleo de Educação On-line).

  • PhD in Biochemistry Emmanuel Silva Marinho

    Objetos de aprendizagem para o ensino de ciências

    PhD in Biochemistry Emmanuel Silva Marinho (Universidade Estadual do Ceará, Brasil)

  • Dr. Adriano Teixeira Canabarro

    A 4ª Revolução Industrial chegou! Você está preparado?!?

    Dr. Adriano Teixeira Canabarro (Universidade de Passo Fundo, Instituto de Ciências Exatas e Geociências. Campus Universitário - Bairro São José São José)

    Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado- e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (TRABALHOS APROVADOS)

A inscrição para o 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade garante ao inscrito o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, onde poderá participar de discussões, compartilhamento de informações, apresentações digitais e pôsteres digitais, além de palestras virtuais. Também garante a certificação para participantes e apresentadores conforme a carga horária prevista para o evento.

Palestras

Espaços de Comunicação - Apresentação de Trabalhos

Espaço de Comunicação - Apresentação de Pôsteres

A seguir, os temas que podem ser abordados tanto em discussões abertas quanto para a apresentação de trabalhos e palestras no 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade:

  • Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem
  • Educação a distância
  • Redes sociais
  • Ensino de línguas com apoio de tecnologia
  • Aplicativos educacionais
  • Objetos digitais de aprendizagem
  • Projetos de inclusão digital
  • Formação de docentes e as tecnologias
  • Recursos Educacionais Abertos (REA)
  • Tecnologias assistivas
  • Games na educação
  • Mobile learning
  • Cursos on-line massivos abertos (MOOCS)
  • Vídeo educacional
  • Informática na educação especial
  • Aprendizagem colaborativa
  • Realidade aumentada
  • Robótica
  • Agentes educacionais

Inscrição com Apresentação de Trabalho

Submeter Resumo

Modalidades de participação

  • Resumo Expandido

    Resumos com até 500 palavras sem espaçamento. Após a aprovação do resumo, o autor deverá seguir as orientações para apresentação no evento. Os resumos não serão publicados na Revista Redin – ISSN 2594-4576.

  • Artigo Completo

    Enviar resumo de 300 a 400 palavras sem espaçamento. Após a aprovação do resumo, o autor terá prazo para o envio do artigo completo. O artigo completo será publicado na Revista Redin – ISSN 2594-4576.

  • Pôster Digital

    Enviar resumo de 300 a 400 palavras sem espaçamento. Após a aprovação do resumo, o autor receberá as orientações e modelo para envio do pôster. O pôster não será publicado na Revista Redin – ISSN 2594-4576.

Os apresentadores devem submeter seus trabalhos conforme as orientações da equipe organizadora do evento.

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO - submissão de trabalhos

Orientações para submissão de trabalhos

Template para a apresentação das modalidades a serem apresentadas no 23º Seminário.

  •        Resumo expandido (RE)

Resumos com até 500 palavras sem espaçamento, conforme o Template. Os resumos serão publicados na Revista Redin – ISSN 2594-4576.

Submeter em: https://seer.faccat.br/index.php/redin

Salvar no formato WORD nomeado RESUMO-EXPANDIDO_Nome(s)-do(s)-autor(es)

Template para o Resumo expandido (RE)

 

  •      Artigo Completo (ART)

Enviar conforme o Template, com 10 páginas. O artigo completo será publicado na Revista Redin – ISSN 2594-4576.

Submeter em: https://seer.faccat.br/index.php/redin

Salvar no formato WORD nomeado ARTIGO-COMPLETO_Nome(s)-do(s)-autor(es)

Template para o Artigo Completo (ART)

 

  •      Pôster Digital (PO)

Enviar resumo de 300 a 400 palavras sem espaçamento. Após a aprovação do resumo, o autor receberá as orientações e modelo para envio do pôster. O pôster não será publicado na Revista Redin – ISSN 2594-4576.

Submeter em: https://seer.faccat.br/index.php/redin

Salvar no formato PowerPoint nomeado PÔSTER-DIGITAL_Nome(s)-do(s)-autor(es)

Template para o  Resumo do Pôster Digital (PO)

Template para o  Pôster Digital (PO)

 

  • Feira de boas práticas

Enviar um relato em forma de vídeo (máximo 15 min) de boas práticas de tecnologias na educação e apresentação de recursos tecnológicos com resultados consolidados.

Submeter em: neo@faccat.br 

Salvar no formato MP4 nomeado FEIRA_Nome(s)-do(s)-autor(es)

Template para a Feira de boas práticas

 

Datas importantes

Abertura das inscrições para envio de trabalhos https://saga2.faccat.br/index.php?op=1068&chave=980&portal=E 8 de junho de 2018.
Envio dos resumos expandidos https://seer.faccat.br/index.php/redin Encerrado
Até 20 de setembro de 2018.
Envio dos resumos para a Feira de Boas Práticas https://seer.faccat.br/index.php/redin Encerrado
Até 20 de setembro de 2018.
Envio dos resumos dos artigos completos https://seer.faccat.br/index.php/redin Encerrado
Até 20 de setembro de 2018.
Envio dos resumos dos pôsteres digitais https://seer.faccat.br/index.php/redin Encerrado
Até 20 de setembro de 2018.
Data máxima para a divulgação dos trabalhos aprovados resumo expandido Até 30 de setembro de 2018
Data máxima para a divulgação dos trabalhos aprovados para a Feira de Boas Práticas Até 30 de setembro de 2018
Data máxima para a divulgação dos trabalhos aprovados para artigo completo e pôster digital Até 30 de setembro de 2018
Data limite para as inscrições dos apresentadores de trabalhos Até 08 de outubro de 2018.
Envio das apresentações digitais (dos artigos e resumos aprovados) e vídeos para o E-mail: neo@faccat.br Até 15 de outubro de 2018.
Envio dos artigos completos (dos artigos e resumos aprovados)  para o E-mail: neo@faccat.br Até 15 de outubro de 2018.
Realização do 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade 06 a 16 de novembro de 2018.

Normas para elaboração do resumo
Receber Resposta

Todos os resumos submetidos pelo formulário de inscrição do 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade serão avaliados pela comissão científica. Serão aceitos somente os resumos submetidos pelo formulário. Após a avaliação, os autores receberão, por e-mail, a notificação de aprovação com o link para inscrição no 23º Seminário. Após o pagamento, o autor receberá uma Notificação de Aceite por e-mail confirmando a participação como apresentador no evento.

Receber Resposta

Após o recebimento da Notificação de Aceite do 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade os autores podem preparar as suas apresentações para serem publicadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O autor deverá estar inscrito e presente (no ambiente) durante o evento como apresentador. A certificação será emitida apenas para os autores presentes e inscritos no evento.

As atividades serão assíncronas e cada autor terá um espaço de discussão (fórum) para interagir e responder às perguntas dos participantes ouvintes.

Também será possível utilizar outros software e formas de apresentação. Listamos, a seguir, recursos que podem ser utilizados na construção da sua apresentação:


Estamos à disposição através do e-mail neo@faccat.br.

Publicação

Os trabalhos aprovados e devidamente apresentados no 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade poderão integrar os Anais Eletrônicos da Revista Educacional Interdisciplinar, a Redin – ISSN 2594-4576. Para isso, os autores deverão enviar o artigo completo no período determinado pela organização do evento.

Critérios para publicação

  1. Pesquisas não concluídas poderão ser apresentadas no seminário, mas não poderão ser publicadas na Revista Redin – ISSN 2594-4576, a fim de garantir o ineditismo da investigação e a proteção contra plágios.
  2. Só serão publicados os artigos completos que forem efetivamente apresentados durante o evento.
  3. Artigos fora das normas não serão avaliados e, consequentemente, não serão publicados.
  4. O artigo deverá estar de acordo com o resumo submetido e com o trabalho apresentado durante o evento. Ambos deverão possuir o mesmo título e autores. Informações divergentes serão critério de eliminação.
Normas Download do modelo

Envio do artigo

Os trabalhos completos deverão ser enviados em formato Word até o dia 15 de outubro de 2018 impreterivelmente para a Revista Redin

R$ 60,00 Inscreva-se agora


Data limite para as inscrições: 05 de novembro de 2018